Encerrando com chave de ouro: como terminar um treinamento

O ditado diz que “a primeira impressão é a que fica”, mas um complemento a ele diz que a última impressão é muito importante, e por isso é necessário cuidar muito bem dela.

Nas apresentações, cursos, palestras e treinamentos é essencial iniciar bem a fala, com clareza de objetivos, apresentando um cronograma do que vai ser dito ou estudado, e é válido até compartilhar algumas expectativas em relação ao ensino-aprendizado.

É válido também lembrar que o conteúdo é igualmente importante ao início e o encerramento da apresentação, mas por hora trataremos de como encerrar bem um treinamento.

A primeira dica é: não faça seu conteúdo parecer irrelevante.

Encerrar a explanação do seu conteúdo de maneira que torne tudo o que você pesquisou, preparou e apresentou irrelevante é quase que um caminho sem volta, e pode prejudicar muito o resultado pretendido.

Um exemplo disso é quando você termina com:

– “Então pessoal, era isso que eu tinha para hoje”, ou

– “Bom, era só isso”:

Esse tipo de encerramento dá um tom triste e melancólico à toda a apresentação, e não chama a atenção do participante. Além disso é autodepreciativo, você está tratando seu próprio trabalho como “isso”, ou “só isso”.

Outra dica é: não tente impactar o fim da sua apresentação usando imagens fortes

Em treinamentos de segurança do trabalho é muito comum tentar impactar sobre os efeitos da falta dos EPIs com imagens fortes, vídeos de desastres que demonstram as consequências efetivas da falta de segurança, mas será que o sensacionalismo é o melhor caminho?

Investir neste tipo de conteúdo para encerrar pode trazer uma imagem negativa ao seu treinamento, porque a sensação ruim que as imagens causam acabam anulando todo o trabalho construído em prol dos benefícios de realizar todos os procedimentos.

Uma alternativa para isso é encerrar os treinamentos com números e casos positivos, ou seja, a empresa X diminuiu em y% a quantidade de acidentes de trabalho adotando essas medidas.

Lembre-se, encerrar bem uma apresentação é tão importante quanto começar bem. Até porque se um treinamento não for bem iniciado, você ainda tem as outras etapas para recuperar o que não deu muito certo, mas o resultado de um treinamento mal encerrado pode ser o impacto direto em seu trabalho.