Como usar Mapa Mental nas apresentações

O mapa mental é o nome dado para um tipo de diagrama sistematizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan que trata de gestão de informações, conhecimento e capital intelectual que serve para a compreensão e solução de problemas, memorização, aprendizado, criação de manuais, livros e palestras e como ferramenta de brainstorming.

Os mapas mentais representam com o maior número de detalhes possível a relação conceitual entre as informações fragmentadas através de ilustrações. Funciona assim: as ideias são “desenhadas” para exemplificar o que é preciso entender, ou aprender, de forma que o cérebro consiga gravar, de maneira conjunta, imagens + textos, formando um diagrama.

Como fazer mapas mentais?

Um princípio importante dos mapas mentais são os desenhos, eles são responsáveis por ajudar o cérebro a guardar uma informação. Então, comece separando os materiais: lápis coloridos, papéis, canetas coloridas, marcadores de texto, enfim, tudo o que lhe possa ser útil.

Uma outra maneira de fazer os mapas mentais é através de aplicativos. Sim, existe uma série de apps que podem te ajudar a organizar as ideias. Pesquisando você encontra várias indicações, pois cada um apresenta funcionalidades e objetivos diferentes.

Entretanto, há quem defenda que os mapas mentais funcionam melhor quando feitos a mão, pois a efetividade não se dá apenas pela organização, mas também pela fixação que a escrita traz. Se você é uma dessas pessoas que gosta de papel e lápis colorido, faça dessa forma. Se você tem mais habilidade com programas e plataformas digitais, parta para os apps.

Mapas mentais compartilhados

Outra funcionalidade interessante dos mapas mentais é que você pode fazê-lo em conjunto. Inicie o mapa mental colocando suas principais ideias, dados, conhecimentos, fontes de pesquisa, enfim, tudo lhe possa ser útil na hora das apresentações, depois, em uma reunião, agregue as ideias dos seus colegas no mesmo mapa mental. Assim vocês conseguirão organizar e registrar todo o brainstorming.

Usando mapa mental nas apresentações

O mapa mental é um excelente método para pensar, construir, organizar e realizar apresentações, porque quando você fixa as ideias e tem mais facilidade para falar sobre elas, precisa usar menos elementos nas apresentações, assim, elas ficam mais leves, descontraídas e cumprem melhor a função de instruir.

Nós também já falamos sobre a importância de usar os conteúdos de forma moderada nas apresentações. Não viu ainda? Clique aqui e veja como.

Ressaltamos que a parte mais importante da sua apresentação é a preparação. Definir bem o tema faz parte de uma preparação eficiente e assertiva, além disso, ajuda muito no foco de elaboração do mapa mental. Use palavras-chave para fixar pontos imprescindíveis em sua apresentação, afinal de contas, decorar não é uma boa opção, pois caso haja um lapso de memória, por exemplo, você perde o fio da meada, e lá se vai sua explanação.