Como as parábolas ajudam nos treinamentos

No último texto falamos sobre como as imagens e vídeos com cenas de acidentes prejudicam a apresentação e o aprendizado da turma, em vez de ajudar na prevenção de acidentes como muita gente ainda acredita. Hoje, trouxemos uma alternativa para que a sua apresentação tenha elementos que agreguem valor e conhecimento a todos os participantes: a parábola.

Muito comuns na literatura oriental, as parábolas são pequenas histórias narrativas que contém exemplos práticos e transmitem lições morais. Cada elemento da história carrega um significado específico.

Parábolas mais famosas

Algumas das Parábolas mais famosas são as bíblicas, especificamente as de Jesus Cristo, que era histórias com elementos comuns da cultura daquele tempo, e tinham objetivo de ensinar coisas sobre o Reino de Deus.

Nos treinamentos

O elemento mais importante da parábola para utilizá-la nos treinamentos é o storytelling. A construção da história e cada elemento que aproxime a equipe do conteúdo do treinamento tornam o momento mais enriquecedor.

Dicas de como construir uma parábola:

– Comece escrevendo a moral da história, a mensagem que você precisa passar.

– Conheça seu público.

– Planeje bem o conteúdo, relembre como recebeu as lições que vai ensinar e os elementos que te ajudaram a aprender.

– Mantenha sua história simples. Os personagens não precisam ser reais e você pode usar a natureza ou os animais para contar sua história.

– Seja criativo. Ilustre a história usando diálogos.

– Parábolas são mais eficientes quando são curtas. Use uma média de 400 palavras para contar a sua história.