A importância da comunicação na segurança do trabalho

A Segurança do Trabalho é um fator de extrema importância para a produtividade de qualquer empresa. Isso se explica tanto do ponto de vista do colaborador, que trabalha melhor se sentindo seguro, quanto da gestão, que tem como responsabilidade zelar pelo bom funcionamento dos processos que regem a atividade da organização, e isso inclui a integridade, boa saúde e satisfação de toda a equipe. Acidentes de trabalho ou enfermidades claramente oriundas da atividade profissional causam um clima desconfortável na equipe e é fundamental desenvolver métodos para evitar essas situações.

     Além das Normas Reguladoras (NRs) existentes em nossa legislação que tornam obrigatória a adequação a padrões de segurança, empresas tomam medidas adicionais para incentivar os colaboradores a seguir protocolos de segurança. Ora, todos precisamos concordar que, para se adequar a um novo processo de trabalho (usar equipamentos, tomar precauções que antes não existiam, etc.) é preciso entender qual é o fundamento da medida. O treinamento da sua empresa é eficiente na hora de esclarecer este ponto?

Entenda o ponto de vista do seu colaborador
Colaboradores habituados a um modus operandi há muitos anos podem apresentar dificuldades em executar outro método de trabalho. Isso, somado às sucessivas cobranças dos gestores, têm como resultado pouca satisfação e eficiência na aplicação de novas regras.

É necessário ir além da apresentação do novo protocolo. A equipe gestora deve considerar que a mesma atividade é realizada da mesma forma há anos, e que as mudanças repentinas e sem uma justificativa clara podem ser desagradáveis.

     Por isso, tudo o que for feito no sentido de engajar a equipe a aderir às normas e práticas de segurança é preciso entender o ponto de vista do colaborador primeiro. Quais são as vantagens? Qual a probabilidade de evitar acidentes? Quais são os principais riscos? Quais são os principais exemplos de trabalhadores que se prejudicaram de alguma forma ao não seguir as recomendações? Todos esses pontos precisam estar bem elucidados de uma forma convincente e interativa.

Demonstre a sua preocupação
Vivemos ummomento no qual as relações profissionais tendem a ser cada vez mais humanizadas e isso é um ponto muito positivo. Gestores que lideram demonstrando preocupação e consideração pela sua equipe tendem a ser mais respeitados e obedecidos com muito mais facilidade e aceitação. Uma equipe é composta por seres humanos que podem ser extremamente dispostos a seguir normas de boa vontade ou forçados a se adequar a padrões com os quais não concordam, por motivos que não entendem.

     Por isso, é importante que a gerência da empresa demonstre preocupação com a saúde e a integridade dos colaboradores. Isso vai tocar a sua consciência e eliminar parte da resistência na hora de tomar precauções. Além disso, a preocupação do gestor, que é alguém com credibilidade e autoridade, terá um alto poder de sugestão a respeito da real exposição a riscos e da necessidade de se tomar precauções.

Cartilhas, apresentações e materiais de engajamento e conscientização
Intermináveis termos técnicos sem nada chamativo são extremamente tediosos e torna a memorização muito difícil, sem mencionar o pouco efeito que isso causa na equipe. Portanto, na hora de preparar o seu treinamento, é muito importante mesclar o conteúdo técnico com estratégias de entretenimento: ilustrações, frases do dia a dia, dinâmicas interativas e até mesmo inserir a competição saudável, premiando oureconhecendo para quem souber mais respostas ou fazer comentários e perguntas relevantes. A participação da equipe na hora da apresentação abre espaço para reclamações e dúvidas, partindo do monólogo para o diálogo, no qual todos colaboram para um fim comum.

     Você pode optar por trocar textos por imagens, vídeos, ilustrações com exemplos de trabalhadores no dia a dia e outras estratégias para aproximá-los do conteúdo a ser apresentado. Assim, fica muito mais fácil fazer com que eles se insiram no contexto e compreender a razão de todo o esforço realizado nas mudanças propostas. Um bom líder não é aquele que cobra, fiscaliza e exige, mas sim alguém que dá o exemplo, se preocupa e se importa com o feedback da equipe. Afinal, colaboradores satisfeitos são sempre mais produtivos!